sexta-feira, 11 de julho de 2008

Passear de carro

E que tal uma volta de carro com o Cão?
Pesquisa e adaptação: Mário d’Araújo

Sair e passear de carro com o seu Cão pode ser uma boa forma de passar momentos agradáveis ou de um nunca acabar de chatices. Vejamos o que se pode fazer para que tudo seja divertido ...

Se é daquelas pessoas que vai de carro para tudo quanto é sítio, ao centro, à praia, ao parque, etc., e ao mesmo tempo sente a falta do seu melhor amigo, que acaba por não o acompanhar porque já lhe sujou ou estragou os estofos com as patas, roeu a alavanca das velocidades, ou acabou por enjoar e vomitou pelo caminho ... Pois é!! Então não era para ser divertido?





Na foto à esquerda o cão está confortável
e seguro com equipamentos Trixie



















A idade adequada aos primeiros passeios

O cachorro poderá experimentar os primeiros trajectos a partir dos seis meses de idade. Mais jovem é complicado pois tem que comer várias vezes ao dia, não podendo ficar em jejum prolongado, sendo o jejum, de acordo com os conselhos veterinários, uma das condições básicas para o passeio. Para além disto os cachorros mais novos comem muito e qualquer curva mais apertada ou solavanco mais brusco poderá ‘oferecer’ a vontade de vomitar. Por isso deverá evitar deslocações de automóvel, salvo ida ao veterinário, a cachorros com menos de seis meses.

Habituar o Cão ao automóvel

Antes de passearmos deveremos deixar o Cão entrar e sair do carro várias vezes, ficando com ele lá dentro entre a brincadeira e a mimalhice, até que ele se sinta confortável dentro do carro. Depois de alguns ‘treinos’ deste tipo poderá pedir a alguém que conduza o carro num pequeno trajecto durante o qual se sentará ou com o cachorro ao colo se este for pequeno, ou com ele ao seu lado de for muito grande. Os passeios serão cada vez mias longos e chegará ao ponto do cachorro adormecer sem problemas.

E onde é que o Cão deverá viajar?

Para já longe do condutor para que não haja a hipótese de o atrapalhar. No banco de trás ou mesmo na bagageira (nos casos das carrinhas). Não o deixe viajar de pé. Arriscado na altura das travagens. Habitue-o a viajar sentado ou deitado.
Mantenha as janelas fechadas para evitar as correntes de ar violentas, particularmente nos cães de orelhas grandes ou altas. Mesmo pequenos grãos de areia podem atingir os olhos do seu amigo. E se ele for muito traquina, não pára sossegado de maneira nenhuma, prenda-o com uma trela curta que lhe reduza a mobilidade, sem que no entanto se sinta castigado.

Mas o Cão não vai enjoar?

Os vómitos são mais frequentes nos cachorrinhos e nos que não estão habituados aos movimentos do automóvel. No caso dos passeios curtos (ir à praia, etc.) espere que ele faça a digestão ou vá antes das refeições. Se vai fazer uma viagem grande o ideal será deixá-lo em jejum nas 12 horas que antecedem a saída, apesar de haver quem defenda a utilização de comprimidos para o enjôo. Não se esqueça de reduzir a velocidade nas zonas com muitas curvas.
Assim como nós, também o Cão tem necessidade de sair do carro e caminhar um pouco, beber água ou urinar. Aproveite para parar de vez em quando.
Agora só faltam os estofos

Para os proteger da baba, dos pêlos ou das patas sujas, arranhões e vómitos, cubra-os com um pano de tecido resistente (plástico não, o Cão escorrega). Regra geral os Cães não estragam os estofos durante os percursos, mas podem fazê-lo se deixados sózinhos dentro do carro durante muito tempo. Se tiver mesmo que o deixar dentro do carro, procure um local com sombra, deixe as janelas entreabertas e algum tipo de brinquedo para ele se distrair. Esconda os seus objectos de uso pessoal.
Se por acaso ele tentar estragar alguma coisa à sua frente deverá ser enérgico no seu ‘NÃO!’

E para sair do carro?

Não deixe nunca o seu Cão sair do carro sem a sua autorização. Segure-o pela trela e habitue-o a esperar pela sua ordem. Assim evitará que ele salte pela porta fora em locais de circulação automóvel.

Não se esqueça de que o seu Cão confia em si ... Retribua essa confiança com a paciência e a amizade digna de um ser dito racional ...

E faça boas viagens!!!


marioadearaujo@gmail.com

Sem comentários: