sexta-feira, 11 de julho de 2008

Os Inseparáveis

Um inseparável em casa

Dr Louise Bauck
Traduzido e adaptado por: Mário d’Araújo

Um Inseparável criado à mão é um pássaro excepcional e meigo. Estes pequenos periquitos têm a personalidade dos periquitos comuns, apesar de mais pequenos, o que torna mais fácil a sua manutenção de forma feliz e activa.


Na foto à esquerda
podemos ver 3 variedades ou
se quiserem 3 mutações:
a azul, a amarela e a verde


Os Inseparáveis são muito robustos e resistem à maioria das doenças que ameaçam os periquitos, as caturras, etc. O seu comportamento brincalhão e as suas cores soberbas deixam os seus proprietários mais felizes em qualquer casa ao ponto de até tolerarem sessões ocasionais de pios e mais pios! A criação de Inseparáveis constitui um óptimo passatempo e alimentar os filhotes à mão uma maravilhosa aventura. A maioria dos especialistas afirma que as variedades ‘face de pêssego’ com as suas inúmeras mutações são a melhor escolha como animais de companhia, se criadas à mão. Outras espécies são mais conhecidas pela sua beleza do que pela sua duração em cativeiro. Peça ao seu fornecedor ou mesmo ao criador, todas as informações possíveis sobre as condições em que a ave se encontrava de modo a evitar grandes mudanças no tipo de alimentação, etc. Se tiver essa possibilidade, leve a ave ao veterinário passada uma semana da compra (ou da oferta) da mesma. Uma ave criada à mão, cheia de mimos, pode fàcilmente sentir solidão. Contudo muitos dos aficcionados gostam de ter dois Inseparáveis juntos com o desejo de os verem acasalar. Para isto deverá adquirir uma segunda ave algum tempo depois. A determinação do sexo poderá ser um problema, pois os machos são muito parecidos com as fêmeas, mas peça também ao seu fornecedor ou ao criador que o ajude nesta questão.

Em quarentena
Mantenha o recém chegado Inseparável num local sem outros pássaros, durante 30 dias pelo menos, com atenção para o comportamento e para as fezes. As aves novas precisam de gaiolas bem limpas e seguras, num local tranquilo. A escolha submete-se a algumas regras: as grades não devem ser mais largas do que a cabeça da ave para impedir esta de correr o risco de ficar presa. Nos primeiros dias deve deixar comida no fundo da gaiola até que o seu Inseparável encontre os novos comedouros. Deve deixar água em mais do que um local até que ele se oriente bem. A utilização de poleiros de vários diâmetros permite o exercitar das patas de forma correcta. Muitos veterinários recomendam ramos frescos. O seu Inseparável adorará esta opção, sejam ramos de macieira, nogueira, chorão ... os brinquedos são também muito importantes para aves tão inteligentes como os Inseparáveis.
Deixe as suas aves fora da gaiola uma a duas vezes por dia, certificando-se de que podem ‘voar em segurança’. As cozinhas não são nada boas ... muitos perigos escondidos como panelas quentes, vapores de gordura, etc.
Não os misture com outros animais da casa. Muitos dos proprietários cortam ligeiramente as penas das asas dos seus Inseparáveis durante o Verão, pois eles podem fugir por uma janela ou uma porta que ficou aberta. O veterinário pode mostrar-lhe como cortar as penas das asas sem perigo.
Não se esqueça de oferecer a possibilidade de um banho diário. A mais fácil é a utilização de um borrifador para plantas. O ar fresco e o sol também são benéficos para todos os animais. Dê algum tempo de ar livre ao seu Inseparável, durante as épocas mais quentes, tendo o cuidado de manter a gaiola num local abrigado dos excessos de sol, vento ou chuva.

marioadearaujo@gmail.com

Sem comentários: